Ticker

6/recent/ticker-posts

Copa do Brasil: Ceará recebe o Santos por vaga nas quartas de final

 

Após empate no jogo de ida na Vila Belmiro, Ceará precisa de uma vitória simples contra santistas hoje no Castelão no jogo mais importante do ano até então para avançar de fase na competição.


Não é fácil mensurar tamanho e importância de uma partida, mas geralmente alguns jogos especiais recebem a alcunha de “jogo do ano”, de partida mais importante, em certos momentos decisivos de uma temporada. E com raras exceções, a partida não é eliminatória, um mata-mata. E para o Ceará, o jogo contra o Santos hoje às 19 horas no Castelão, o de volta das oitavas de final da Copa do Brasil merece receber o adjetivo de jogo do ano até então, pelo peso do adversário, por dar vaga nas quartas de final, e a cota de R$ 3,3 milhões se avançar e pelo peso do adversário.

Claro que em 2020 o Ceará fez partidas muito importantes, como a semifinal da Copa do Nordeste contra o Fortaleza, que deu ao Vovô uma vaga na decisão, os dois confrontos com o Bahia no mesmo torneio regional que venceu com sobras e o duelo na Série A com o atual campeão Flamengo no Castelão com direito a vitória categórica por 2 a 0.


Legenda: Felipe Vizeu está a disposição do técnico Guto Ferreira e pode estrear hoje pelo Ceará
Foto: Felipe Santos / Ceará SC

Todos estes também tiveram um peso no momento em que foram jogados e continuam com suas importâncias, mas vencer o duelo de hoje pode coroar uma caminhada na Copa do Brasil que tem sido de forma invicta (7 jogos) e credenciar o Vovô a sonhos maiores no torneio no qual tem muita tradição, com o vice de 1994, as semifinais de 2005 e 2011, além das quartas de final em 1993 e 1997.

“Toda conquista é especial. A gente já venceu um título importantíssimo esse ano, que foi a Copa do Nordeste, e por que não sonhar e correr atrás na Copa do Brasil? Temos de nos entregar, dando o nosso máximo, para nos darmos chance e o direito de sonhar”, afirmou o goleiro Fernando Prass, experiente e multicampeão, entre estes títulos as Copas do Brasil de 2011 pelo Vasco e 2015 pelo Palmeiras.

O volante Fernando Sobral também externou seu sentimento quanto a fazer história pelo Ceará na Copa do Brasil.
“O Santos é uma grande equipe, virá querendo a classificação, mas sabemos que é possível conquistar algo a mais na Copa do Brasil e fazer história no Ceará”, disse ele. 
Certamente eliminar um clube como o Santos seria uma mudança de patamar do Alvinegro cearense na temporada, que já teve grandes momentos, mas ainda precisando de um feito assim para acreditarem mais em seu potencial e evoluir.

O empate em 0 a 0 na Vila Belmiro foi um indicativo de potencial no confronto, embora tenha ficado uma frustração por não ter vencido com um jogador a mais por todo 2º tempo. E este sentimento mostra o tamanho da ambição pretendida para o Ceará, que tem futebol para mais, vencer e avançar. Um novo empate, com gols ou não, levará a decisão da vaga para os pênaltis. 

O momento na Série A é bom, com 5 jogos de invencibilidade, embora alguns empates, como diante de Botafogo e Fluminense fora, ambos em 2 a 2, tenham sabor agridoce, por falhas cometidas que custaram vitórias e uma colocação bem melhor que o 12º lugar na Série A, aquém do potencial do elenco.
E para o jogo de hoje, o Ceará contará com um reforço que aumenta demais o potencial do time: o atacante Felipe Vizeu.

Apresentado no dia 23 de outubro e regularizado, ele está a disposição do técnico Guto Ferreira para o jogo. Não há a definição se Vizeu começa jogando ou não. A tendência é Vizeu entrar no decorrer do jogo, mas o técnico pode sim surpreender e escalar ele de início, ganhando mais qualidade na finalização, grande problema do Vovô nos jogos recentes, incluindo o jogo de ida contra o Santos.
“Estamos cientes de que fizemos um bom jogo lá. Dominamos a partida a partir da expulsão, com posse de bola e faltou aproveitar as chances. Estamos estudando o que erramos naquele jogo na Vila Belmiro para não cometer as mesmas falhas, melhorar aquilo naquilo que foi bom e sair com a classificação”, disse Fernando Sobral. 

Como Cléber não pode jogar a Copa do Brasil pelo Ceará por já ter atuado pelo Barbalha, se Vizeu iniciar no banco, Rafael Sobis começa jogando.

Na lateral-direita, Eduardo deve ser mantido, apesar de Samuel Xavier estar recuperado de lesão na coxa, mas seu período de inatividade é longo: o jogador foi ausência dos últimos cinco jogos e sua última atuação foi no triunfo contra o Corinthians, em 11 de outubro, pela Série A.

No Santos
O time santista vem de vitória na Série A ao bater o Bahia por 3 a 1 na Vila Belmiro. 
O técnico Cuca não conta com Lucas Veríssimo, suspenso por ter sido expulso no jogo de ida Laércio, que já jogou o torneio pelo Caxias, mas tem o retorno de Pará, recuperado de lesão na coxa. 
Como ele não tem Veríssimo na defesa, há a possibilidade de Pará reassumir sua posição e Madson ser deslocado para a zaga, o que já aconteceu na Libertadores.

Ficha do jogo

Retrospecto

Ceará

Últimos 5 jogos

1 vitória (Coritiba), 3 empates (Botafogo, Santos e Fluminense)  1 derrota (Fortaleza)

Santos

Últimos 5 jogos

3 vitórias (Bahia, Defensa y Justicia e Coritiba), 1 empate (Ceará), 1 derrota (Fluminense)

Escalações

Ceará (4-2-3-1)

Fernando Prass (1), Eduardo (86), Tiago Pagnussat (3), Luiz Otávio (13) e Bruno Pacheco (6); Fabinho (19), Charles (35) e Vina (29); Fernando Sobral (88), Léo Chú (26) e Rafael Sobis (11). Técnico: Guto Ferreira

Santos (4-3-3)

João Paulo (34); Madson (13), Luiz Felipe (2), Luan Peres (14) e Felipe Jonatan (3); Jobson (8), Diego Pituca (21) e Jean Mota (41); Kaio Jorge (9), Marinho (11) e Soteldo (10). Técnico: Cuca

Arbitragem:

Árbitro: Leandro Pedro Vuaden -  RS

Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi -  RS e José Eduardo Calza -  RS

Onde assistir

AM Verdinha 810

Premiere

Sportv

O diariodonordeste.verdesmares.com.br e o ge.com transmitem todos os detalhes antes, durante e depois em Tempo Real.

Fonte: Diário do Nordeste